sexta-feira, 26 de novembro de 2010

...QUE EXPLICAÇÕES ?...

Falta um mês para o Natal, e dou comigo a pensar que explicações terei , para os meus netos, sobre o significado da quadra.

Que lhes direi se, em vez de descer pela chaminé, o Pai Natal não aparecer e, no seu lugar virem entrar, Portugal adentro, mesmo sem "autorização", homens vestidos de preto, óculos escuros, rostos fechados , olhos acusadores, dedos indicadores em riste, voz grave e autoritária, dizerem, não o habitual "FELIZ NATAL", mas um, já esperado "NÓS QUEREMOS, PODEMOS E MANDAMOS ! CUMPRAM E BICO CALADO! ?

Que lhes direi, na rua, quando as habituais iluminações natalícias já não se reflectirem nos seus olhos brilhantes e curiosos e, agora não são mais que simples luzes de neon anunciando saldos a destempo e em tempo de penúria, num tempo em que até nem nos sabem explicar porque pagamos, a mais, 42% da energia consumimos?

Que lhes direi, quando tiver que pôr "na caixa do correio" o rol de pedidos ao Pai Natal como prenda no sapatinho, numa noite que se quer de harmonia, paz, alegria, quando a palavra solidariedade não passa dum "chavão de conveniências" usado pelos eternos poderosos ?



Que resposta terei, quando me questionarem sobre as "prendas" que os Reis Magos deveriam entregar ao Menino Jesus, se já não há ouro de lei, porque as dívidas estão descontroladas, não há mirra que aromatize o ar que respiramos e nos sirva de bálsamo para enfrentar a adversidade, se já não há incenso para queimar e aquecer uma festa que nos é tão querida ?


A única resposta, para os crentes, como eu, pode e deve estar na fé que sempre nortea quem nada deve e nada teme. Porque, nesta passagem efémera na terra das "coisas", há sempre um amanhã melhor que o hoje.


Por isso, tenho a certeza, o amanhã será dos nossos netos e o Natal terá o encanto que eles merecem !...



É que, nos tempos que correm, o Natal já não é quando o homem quer...

Sem comentários: